Alinhamento no Yoga | Paścimottānāsana  | A postura da pinça

नमस्ते! Namaste! Tudo bem? 

Nessa aula teórica sobre alinhamento das posturas de Yoga você vai aprender como ajustar e alinhar a postura da pinça,  Paścimottānāsana.

Este é um dos āsanas mais antigos e importantes e umas das 15 posturas mencionadas na Hatha Yoga Pradípika, de mais de cinco séculos atrás.

Alguns professores consideram esta a postura mais importante da prática e a que mais beneficia o praticante. 

Paścimo significa ocidental (oeste, neste caso, são as costas, pois se pratica āsana de frente para o leste, onde nasce o sol e uttānā significa alongamento intenso.  A tradução correta seria a “postura de alongamento intenso das costas” mas no ocidente chamamos de postura da pinça pela forma que o corpo assume ao entrar no  āsana. 

Contra-indicações e cuidados

Lesão nas costas: só execute esta postura sob a supervisão de um professor experiente pois esta não é uma postura de flexão da coluna e sim uma flexão do quadril e inicialmente é necessário um cuidado extra para a execução correta. Te ensino mais sobre isso durante a aula 🙂 

Pessoas com hérnia ou compressão ciática devem evitar essa postura ou adotá-la com cautela. Mantenha as costas côncavas e o peito aberto para evitar compressão discal. 

Mulheres que estão menstruadas ou grávidas não devem descer até as pernas, mas manter os pés separados e o abdômen relaxado. 

Modificações 

Pode-se usar um cobertor dobrado para se sentar, ou mesmo um bloco, e iniciantes podem usar um cinto em volta dos pés. Alunos extremamente rígidos podem ainda colocar um cobertor enrolado debaixo dos joelhos.

Agora vamos aos benefícios, pois essa postura é realmente maravilhosa. 

1. Alonga os isquiotibiais

Os isquiotibiais “encurtados”  muitas vezes podem levar a uma postura curvada e corcunda e podem ser uma causa indireta de lesões nas costas. Se os músculos das pernas não forem suficientemente móveis, isso também pode sobrecarregar o joelho e a articulação do quadril. Paścimottānāsana pode ajudar a manter a amplitude do movimento natural das pernas.

2. Fortalece as costas

Quando realizado de forma ativa, descendo com o peito aberto, o Paścimottānāsana é uma ótima maneira de fortalecer os músculos eretores da espinha e ajuda a estimular uma postura ereta e alinhada. Também pode ser trabalhada para  alongar a coluna e os ombros.

3. Reduz a ansiedade 

Paścimottānāsana é uma das principais posturas do Yin e do Yoga Restaurativo. Nesses sistemas, é realizada de forma passiva, geralmente com apoios colocados sob os ísquios, sob os joelhos ou entre o tronco e as pernas. Quando mantida por um longo período de tempo, essa postura tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso e estimula a liberação e o relaxamento profundos. Assim, acalma o cérebro e ajuda a aliviar o estresse e a depressão leve (lembrando que a depressão deve ser tratada por um médico psiquiátrico). 

4. Prepara o corpo para a meditação

Paścimottānāsana encoraja uma postura firme e ereta que conduz à meditação. Ao mesmo tempo, aumenta o fluxo sanguíneo, o que tem efeito energizante e estimula o sistema nervoso parassimpático, o que promove uma mente calma e focada. Esta combinação de vigor e relaxamento é ideal para estados de meditação.

5. Estimula o sono profundo

Por relaxar o sistema nervoso, esta postura pode ser usada para ajudar nos sintomas de insônia, se usada corretamente. É importante fazer a postura de forma restaurativa, sem empurrar ou puxar, e também é importante fazê-lo pelo menos 2 horas antes de adormecer devido ao aumento do fluxo sanguíneo e da estimulação dos centros de energia inferiores, os efeitos iniciais podem ser revigorantes e precisarão passar algum tempo para que o sono venha facilmente.

6. Auxilia na digestão

De acordo com o Hatha Yoga Pradipika, Paścimottānāsana “estimula o fogo gástrico”. Embora as evidências não sejam comprovadas, a maioria dos iogues experientes sabe por experiência própria que muitas flexões para a frente estimulam a digestão e o apetite. A postura massageia suavemente os intestinos e os órgãos da região abdominal, ajudando a eliminar bloqueios e a aliviar o inchaço.

7. Saúde Sexual

Com o engajamento do assoalho pélvico e dos músculos transversos do abdome inferior, Paścimottānāsana aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos e pode ajudar a aumentar a vitalidade sexual,

8. Reduz a obesidade

É dito em vários textos, incluindo o Hatha Yoga Pradipika, que Paścimottānāsana ajuda a remover a gordura da barriga e pode contribuir para a perda de peso. É importante lembrar que o Yoga não é uma prática para perder peso e sim para o autoconhecimento, mas pode ocorrer devido a nossa sensibilidade que vai aumentando e mudando os nossos hábitos. O Hatha Yoga Pradipika incentiva uma dieta consciente e melhoras escolhas no estilo de vida. 

9. Alivia o desconforto menstrual

Ao estimular o fluxo sanguíneo para a região pélvica, uma versão suave e restauradora de Paścimottānāsana pode ajudar a aliviar os sintomas de cólicas e inchaços associados à menstruação. Tente primeiro colocar uma almofada ou travesseiro sobre o colo para reduzir a pressão no abdômen.

10. Incentiva a contemplação

Há um aspecto energético sutil nessa postura que é facilmente esquecido. Ao chamar nossa atenção para a parte de trás do corpo e assumir uma postura curvada onde a frente do corpo é puxada sobre si mesma, adotamos um gesto de entrega e introversão. Ao desviar nossa atenção do mundo externo, podemos equilibrar algumas das energias de empenho e ambição que podem ajudar a alimentar nossas ansiedades.

Agora prepare o tapetinho e confira esse tutorial que está incrível 🙂 

+ sobre os bandas aqui https://youtu.be/itrHBYwc6U0

Boa prática! Hariḥ Oṁ!

Patrícia de Abreu ॐ

#yogagratuita #yogaemcasa #yogaonline #yogailumina #patyyoga #miniaula #alinhamentonoyoga #pratiqueyoga #yogailumina #yoga #auladeyoga #tantrayoga #posturadapinça #ansiedade #Paschimottanasana

🔔 Se inscreva no canal. Clique aqui : 

https://www.youtube.com/c/PatyYoga

💌 Cadastre-se e receber gratuitamente a minha agenda semanal de Yoga Online pelo [zoom.us]. 📅  https://patyyoga.com/contact/

🤍 Convide um amigo para praticar com você!!! 🤍

IG: https://www.instagram.com/yoga.ilumina

Published by Patricia de Abreu

Patrícia de Abreu é professora de Yoga há 15 anos, e é inteiramente devota ao estudo e a prática dessa tradição milenar. É filiada ao Yoga Alliance E-RYT, ao Yoga Austrália país onde viveu os últimos 6 anos trabalhando com Yoga e à Aliança do Yoga no Brasil. Atualmente ensina Yoga On-line e produz conteúdo digital para o aplicativo de Meditações Insight Timer. Paty como é conhecida ensina Haṭha Yoga tradicional, Aṣṭāṅga e algumas vertentes mais modernas como Power e Yin. Estudante de Vedānta, já esteve na Índia algumas vezes para aprofundar seus estudos em retiro no Swami Dayananda Ashram. Patrícia busca ensinar de forma integral todos as pessoas interessadas no caminho do Yoga e do autoconhecimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: