Setembro | A prática de Haṭha Yoga e a conexão com os elementos da natureza

Namaste, tudo bem?

Todo mês no Yoga Online temos um tema diferente para as práticas de Haṭha Yoga tornando-as mais interessantes e motivadoras. Em setembro vamos aprender os elementos da natureza e as conexões com os chakras, os centros energéticos ensinados dentro da tradição tântrica.

Sempre recebo perguntas dos alunos em relação aos chakras: o que são? como equilibrar? qual é a real cor? etc… E ao bem da verdade para entender os chakras tudo que precisamos é apenas entender os elementos da natureza e as conexões com o corpo e a mente. É mais simples e menos místico do que tem sido divulgado e esse estudo e práticas tem como objetivo esclarecer o assunto chakras dentro da tradição do Haṭha Yoga.

Segundo a tradição tântrica; Shiva é a consciência, a presença e que permeia tudo e todos. A natureza de Shiva é plenitude e eternidade. Para o Yoga a consciência está além da mente. Shakti significa capacidade, são todas as energias da criação, toda a manifestação. Essa manifestação é composta por diversas forças e intensidades, ou ainda chamadas de energias.

Através da união de Shiva e Shakti todo o universo é criado. Shiva é o aspecto da eternidade, aquele que evidencia a criação, e a criação Shakti surge nessa consciência, nessa presença e cria a multiplicidade na unidade.

Assim o processo da criação começa na consciência, no sutil. Primeiro havia apenas a consciência, pura consciência, eterna e plena, como um grande oceano e que em um determinado momento deseja se multiplicar. Desse desejo surge um ardor, um tapas inicial que juntamente com Shakti dá a origem a toda a manifestação. Nesse processo, desde a consciência plena, do sutil ao denso a manifestação do universo acontece.

Assim o que surge primeiro é o conhecimento da criação, consciência. Do conhecimento vem a palavra pronunciada, o som que se multiplica e reverbera no espaço que é o primeiro elemento que permite que a vibração aconteça e que os outros elementos possam se manifestar em um processo que podemos chamar de densificação (do denso ao sutil); do espaço surge o ar, o fogo, a água e a terra.

Esses elementos da natureza que constituem o universo são os mesmos elementos o qual o seu corpo é feito, ou seja, não há diferença entre o que existe na natureza e o que existe no seu próprio corpo.

“O que está aqui, está lá; o que está lá, está igualmente aqui”.
Kaṭha Upaniṣad

“O que está aqui, está em toda parte. O que não está aqui, não está em parte alguma”.
Viśvasāra Tantra

Assim a energia de cada elemento que você vê na natureza pode igualmente ser percebida e sentida no seu próprio corpo através dos chakras. No Yoga esse é o processo de manifestação do universo inteiro, do mais sutil ao mais denso, a partir do poder de criar que é shakti. No seu corpo o processo acontece ao contrário, do denso ao sutil, partindo da matéria, terra, até a compreensão da não dualidade e união com o Todo e a Consciência Suprema.

O universo inteiro é essa união entre Shiva, uma consciência, uma presença e Shakti, a capacidade de criar e manifestar. O que cria o seu corpo, a sua experiência de vida (corpo/mente/emoções) é essa força inicial que, Shakti. Você é filho dessa força inicial, dessa força da vida.

Estudando e entendendo os elementos da criação no seu corpo você é capaz de entender o universo e reconhecer e viver sua natureza, que assim como Shiva, é consciência, plenitude e eternidade.

O objetivo do tantra e do Haṭha Yoga é que você reconheça essa unidade, que você se dê conta que é um com o todo. Essa pura consciência, plena e eterna e também essa potência, esse poder de criar são a sua verdade, a sua essência pura e verdadeira. Essa é a verdadeira união no Yoga, é entender a aparente dualidade e compreender que não existe diferença entre o indivíduo e o todo.

A prática de Haṭha Yoga focada nos elementos é capaz de equilibrar essas energias e forças no corpo aumentando a consciência sobre si mesmo e o entendimento do corpo e da mente. O estudo é transformador e permite ao aluno uma maior compressão sobre os padrões mentais e crenças limitantes que o impedem de viver feliz e em paz. E para concluir, segundo a medicina Ayurvédica quando essas energias estão em desarmonia produzem a doença e os desequilíbrios, mas em harmonia promovem saúde e bem estar. Entender os elementos e equilibrá-los no corpo é garantia de uma vida saudável e feliz.

Vamos praticar?

Inscrições

Além das aulas práticas de Haṭha Yoga ofereço uma grade ampla de atividades ao vivo. Abaixo você encontra todo o cronograma para o mês que Setembro, incluindo o estudo dos chakras, meditações e aulas extras que serão comunicadas durante o mês. Todo o conteúdo é gravado e disponibilizado em uma Playlist privada e exclusiva no Youtube, assim caso não possa participar ao vivo terá acesso igualmente a todo o conteúdo.

As inscrições e pagamentos são feitas diretamente pelo PayPal. Assim que concluir a inscrição você recebe um e-mail com uma ficha de saúde para preencher juntamente com o Link de acesso a sala virtual no Zoom. Responda esse email por favor confirmando o recebimento e caso tenha alguma situação de saúde que devo levar em consideração na hora de praticarmos peço por gentileza que informe, assim mantemos a segurança na hora da prática.

OBS: O ESTUDO DO CHAKAS TEM DURAÇÃO DE 2 MESES. A TURMA 1 JÁ ESTÁ FECHADA E EM SETEMBRO INICIAMOS COM A TURMA 2.

Inscreva-se aqui:

Pacote Ilimitado de Aulas

30 dias de aulas práticas e teóricas.

R$150.00

Para transferência bancária ou qualquer dúvida entre em contato pelo formulário abaixo.

Obrigada.

Published by Patricia de Abreu

Patrícia de Abreu é professora de Yoga há 15 anos, e é inteiramente devota ao estudo e a prática dessa tradição milenar. É filiada ao Yoga Alliance E-RYT, ao Yoga Austrália país onde viveu os últimos 6 anos trabalhando com Yoga e à Aliança do Yoga no Brasil. Atualmente ensina Yoga On-line e produz conteúdo digital para o aplicativo de Meditações Insight Timer. Paty como é conhecida ensina Haṭha Yoga tradicional, Aṣṭāṅga e algumas vertentes mais modernas como Power e Yin. Estudante de Vedānta, já esteve na Índia algumas vezes para aprofundar seus estudos em retiro no Swami Dayananda Ashram. Patrícia busca ensinar de forma integral todos as pessoas interessadas no caminho do Yoga e do autoconhecimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: