Japa, Ajapa e Japamālā 

Mālā ou Japamālā

Utilizamos o Mālā para auxiliar-nos a manter o ritmo e também para contar o número de repetições durante a prática de Japa. Tradicionalmente o mālā é um colar de 108 contas de sândalo ou rudraksha. Há ainda uma conta extra, chamada meru, que representa o eixo do mundo.

Por que os mālās tem 108 contas?

Segundo Swami Dayananda, “O sânscrito tem 54 letras. Ascendendo e descendendo, de a para ha e de hapara a, temos 108 sons. A é a primeira letra, o primeiro som. Ha é a última. Cada um deles é um som de Īśvara. Cada palavra é Īśvara. Todas as palavras em sânscrito estão entre o som a e o som ha, em diferentes arranjos. Assim, você escolhe um nome de Īśvara e o repete 108 vezes, simbolizando que você repetiu todos os sons, todos os nomes de Īśvara, do a ao ha, do primeiro ao último. Isso equivale a fazer um pradakṣiṇa, uma circunvolução ritual num templo, num lugar de peregrinação, o que por sua vez equivale a fazer um passeio ritual pelo cosmos.” Tradução Pedro Kupfer

Outra razão

Por Pedro Kupfer no Livro Yoga Prático

“Várias interpretações foram dadas para este fato, o número 108 tem sido considerado sagrado desde tempos imemoriais na Índia. Entretanto, a mais convincente provém da astronomia védica. Já naquele tempo, os rishis védicos, criadores do Yoga, diziam que tudo implica contagem – seja na composição de altares, seja na de hinos ou mandalas – era reflexo de alguma correlação matemática, de distância entre o sol e a terra, entre a lua e a terra ou outras. Em termos de diâmetro solar, a distância aproximada entre o sol e a terra é 108 vezes o diâmetro do sol. A distância média entre a lua e a terra é de 108 vezes o diâmetro lunar. Esses valores se obtêm através de simples observações visuais, que podem fazer-se a olho nu: colocando uma vara no chão e afastando-se dela 108 vezes a sua altura, obtém-se a dimensão angular exata do sol ou da lua. Essa é a razão pela qual o número 108 é considerado sagrado, e pela qual os japamālās, terços hindus para contar mantras, possuem 108 contas. Simbolicamente, fazer uma volta de japamālā equivale a fazer uma jornada para o céu. Desta forma, as 108 contas do mālā representavam um número equivalente de degraus que nos levam a realidade transcendental.”

Japa
Repetição de um mantra sem melodia.
Pode ser nas formas:

Mānasa: inaudível, mental
Upāmshu: sussurrante, que é percebido apenas pela pessoa que faz
Vāchika: audível, em voz alta

“Japa demasiado rápido compromete o progresso na prática. Japa em velocidade muito baixa pode promover doenças. Portando, o japa deve fazer-se de forma contínua e uniforme, como as pérolas de um colar.” Mantra Yoga Samhīta 64

Ajapa
O japa que não é japa.

É a repetição mental de um mantra feita de forma sincronizada com a respiração.

Ex. [so ham] eu sou isso. O mantra que corresponde ao som da respiração, feito de forma inconsciente quando respiramos.

Como fazer Japa sem Mālā?

755D6D83-BDC5-41C6-8109-0F18A247CAC4 2

Por Patricia de Abreu

Published by Patricia de Abreu

Patrícia de Abreu é professora de Yoga há 15 anos, e é inteiramente devota ao estudo e a prática dessa tradição milenar. É filiada ao Yoga Alliance E-RYT, ao Yoga Austrália país onde viveu os últimos 6 anos trabalhando com Yoga e à Aliança do Yoga no Brasil. Atualmente ensina Yoga On-line e produz conteúdo digital para o aplicativo de Meditações Insight Timer. Paty como é conhecida ensina Haṭha Yoga tradicional, Aṣṭāṅga e algumas vertentes mais modernas como Power e Yin. Estudante de Vedānta, já esteve na Índia algumas vezes para aprofundar seus estudos em retiro no Swami Dayananda Ashram. Patrícia busca ensinar de forma integral todos as pessoas interessadas no caminho do Yoga e do autoconhecimento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: