Você sabe quem foi Aṣṭāvakra?

Aṣṭāvakra foi um sábio védico reverenciado no Hinduísmo. Seu nome significa literalmente “oito curvas” ou “oito dobras” referindo-se às oito deficiências físicas as quais nasceu. Os oito diferentes tipos de deformidades em seu corpo foram devido a uma maldição que recebeu do pai. Quando ele estava no ventre de sua mãe, seu pai Kagola recitou os Vedas incorretamente, fazendo o feto rir. Kagola, furioso, amaldiçoou o bebê fazendo-o nascer dobrado em oito lugares. Futuramente, o jovem Aṣṭāvakra vence e se torna o guru de Janaka e seu pai o abençoa por isso, e sua deformidade desaparece. Aṣṭāvakra estudou, tornou-se um sábio e é um personagem célebre dos épicos hindus.

Aṣṭāvakragītā – A Canção de Aṣṭāvakra é uma escritura clássica do Advaita Vedanta. É um pequeno tratado espiritual de grande pureza e poder e foi atribuído ao grande sábio Aṣṭāvakra. É um diálogo entre o rei Janaka, pai de Sita, e seu guru, Aṣṭāvakra. O Aṣṭāvakragītā elucida o significado da Realidade Suprema, Brahman, ātma e maya (a ilusão). A moral é que mesmo a forma mais feia é preenchida pelo esplendor de Deus. O corpo não é nada, o Ser é tudo. O objetivo de cada palavra no Aṣṭāvakragītā é desencadear a auto realização.

E é em homenagem a Aṣṭāvakra que nasce o Aṣṭāvakrāsana. A postura é desconhecida no Hatha Yoga até o século 20, mas aparece no Vyayama Dipika em 1896, um manual de ginástica que foi adotado pelo Yoga moderno de Krishnamacharya em Mysore. O āsana teria sido assumido por seus alunos Pattabhi Jois e B. K. S. Iyengar. Aṣṭā significa 8 e vakra dobrado. Aṣṭāvakrāsana é então uma postura de equilíbrio sobre as mãos com torção lateral composta por 8 ângulos.

“O progresso de uma pessoa não tem nada a ver com o que ela faz do lado de fora, o que é mais importante é o que uma pessoa está fazendo dentro de si mesma.” Aṣṭāvakragītā

Ashtavakra

“Se você deseja ser livre,
Saiba que você é o Ser,
A testemunha de tudo isso,
O coração da consciência.
Coloque seu corpo de lado.
Sente-se em sua própria consciência.
Você será feliz ao mesmo tempo,
Para sempre ainda, para sempre livre.
Você está em todos os lugares,
Sempre livre.
Se você pensa que é livre, você é livre.
Se você pensa que está vinculado, está vinculado.
Medite no Eu.”

Aṣṭāvakragītā 1.4–14

Namaste!
Patricia de Abreu

One thought on “Você sabe quem foi Aṣṭāvakra?

  1. Jessica Joana says:

    Estou amando ter essas leituras antes de praticar. Isso ajuda a mostrar quanto a prática se torna mais uma ferramenta de autoconhecimento e superação, como vc sempre diz!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s